Notícia

Atualização sobre o processo de dumping

Atualização sobre o processo de dumping

Atualização sobre o processo de dumping

A Coalizão de Produtores American Millwork apresentou petições ao Departamento de Comércio dos EUA e a Comissão de Comércio Internacional dos EUA buscando instituição de direitos antidumping e de compensação sobre molduras de madeira e serraria da China e direitos antidumping sobre as importações desses itens do Brasil. Mas antes de mais nada, do que trata-se uma tática de dumping?

A tática de um dumping se inicia com uma espécie de discriminação de preços, que acontece quando uma empresa tem a possibilidade de cobrar pelo seu produto no exterior, um valor extremamente reduzido ao que cobra no seu país de origem. A intenção de um preço mais reduzido é a de competir com as empresas que já estão instaladas no país importador, possibilitando uma vantagem competitiva com o dumping. Com essa prática, outras empresas do país não conseguem reduzir os preços ao mesmo nível, principalmente por causa de custos fixos, o que pode levá-las à falência. 

Em vários países existem medidas que visam controlar o dumping por meio da Organização Mundial do Comércio (OMC). As medidas antidumping são tomadas para a proteção de produtores nacionais, enquanto a importação de bens e serviços estejam prejudicando suas atividades, seja por meio da taxação ou limitação por meio de quotas.

E é exatamente isso que está acontecendo no momento atual relacionado ao ramo das molduras de madeira. Os peticionários estimam que US$ 350 milhões destes produtos foram importados para os EUA do Brasil e  US$ 215  milhões em 2019 foram importados da China.

O resultado do julgamento, que vai ser divulgado dia 5 de Agosto de 2020, pode influenciar diretamente a saúde comercial de todos desse ramo no Brasil.

01/07/2020