Notícia

Aumento de produtividade

Aumento de produtividade

Aumento de produtividade

 

Aumento de produtividade em pequenas empresas Madeireiras/Moveleiras, é possível?

     As pequenas empresas são a parte mais volumosa do mercado, cerca de 97% de todos estabelecimentos se enquadram em micro ou pequena empresa em nosso setor. O grande problema não está no volume, mas na produtividade, que corresponde apenas a cerca de 30% do que uma grande empresa produz. É um numero extremamente baixo, especialmente se comparado com o índice de alguns países europeus, onde o índice das pequenas empresas chega a 70% da produção de uma  grande empresa!

Mas então onde mora o problema?

    Um dos grandes problemas se encontra na mão de obra não experiente e não qualificada, que muitas vezes apenas vai sendo substituída e obtendo instruções do antigo trabalhador da mesma vaga. Isso é especialmente prejudicial pois não dá para aplicar uma estratégia de boa produtividade neste cenário. Fora o detalhe que a maioria não recebe incentivos para se atualizar em relação ao ramo e as novas técnicas mais eficientes e de maior qualidade de produção.

Temos muitos trabalhadores e empreendedores desatualizados do atual mercado devido ao próximo problema, que é a busca por inovação.

    há uma grande relação quando se trata de produtividade em relação a qualidade dos processos industriais. Um grande problema é a falta do conhecimento em relação ao próprio setor, onde muitos empreendedores passam a vida no famoso “Feijão com arroz” que já veio como que pronto de seus antecessores no setor. Deixam de assistir palestras, workshops e feiras, que são essenciais para a renovação de conhecimentos, tendências, tecnologias e todo tipo de novidades e atualizações do seu setor! Então manter-se a par de novas tecnologias, tendências e inovações do setor ajuda a fugir do “café com leite” e oferecer de fato um produto moderno e diferenciado com muitas técnicas de alta produtividade para facilitar o processo.

    Antigamente as empresas pequenas podiam contar com uma espécie de proteção do mercado devido ao ramo estar brotando, a concorrência não era tão assídua e os processos eram bem padronizados. Hoje em dia, as grandes empresas conseguem manter margens para se equilibrar perante uma crise. Já as pequenas empresas tem que correr por dois caminhos distintos, ou aumento do preço praticado ou melhora na eficácia do processo produtivo.

    A globalização é um divisor de águas, pois com seu surgimento o público busca cada vez mais um produto com alto valor agregado a si, Isto faz com que as empresas necessitem de um planejamento estratégico! Alem de investir pesado em tecnologia e inovação, as empresas devem apostar no bom design dos seus produtos, na criatividade e inteligência. O aprimoramento provê um aumento de produtividade e em consequência uma melhora na distribuição do produto.

    “É preciso definir uma estratégia na empresa e definir metas para a implementação dela, além de conhecer os clientes, buscar sempre se atualizar e aproveitar as oportunidades de melhorias”- Consultor do SEBRAE

    No cenário atual é realmente uma missão dura aumentar a produtividade. Tendo em vista o mercado que se torna cada dia mais competitivo, subir o preço para ter uma maior margem de lucro não é mais uma boa solução. É preciso apostar na qualidade do produto e aumentar a produtividade sem ampliar o grupo de trabalho. Ou seja, abrir espaço para as novas tecnologias e tendências do mercado.

24/07/2017