Notícia

Sistema Hidráulico ou Pneumático, qual escolher?

Sistema Hidráulico ou Pneumático, qual escolher?

Sistema Hidráulico ou Pneumático, qual escolher?

SISTEMA HIDRÁULICO

Sistema capaz de gerar força e/ou movimento mecânico por meio da pressurização de algum tipo de fluído, como um óleo, por exemplo.

São sistemas relativamente fáceis de instalar, sendo capazes de gerar grandes quantidades de força e realizar movimentos de forma precisa, motivo pelo qual tem sido cada vez mais procurado por empresas dos mais diferentes tipos de segmentos. Por utilizarem fluídos, no entanto, estão sujeitos a vazamentos, tendo, por conta disso, custo de manutenção elevado.

Esse tipo de sistema costuma ser utilizado em situações que requerem grande quantidade de força e/ou suporte de grandes cargas, como por exemplo na articulação do braço de um trator, que deverá ser capaz de mover grandes quantidades de matéria, ou nos elevadores utilizados em oficinas mecânicas, que precisam ser capazes de erguer os carros para que os mecânicos possam trabalhar nos mesmos.

SISTEMA PNEUMÁTICO

Já o sistema pneumático utiliza um fluido gasoso, como ar comprimido e nitrogênio.

No caso do sistema pneumático, além do compressor, existe uma outra peça imprescindível: o filtro de ar. De fato, o ar, em especial o comprimido, pode vir a ter muitas impurezas, fazendo com que um filtro seja necessário para evitar que tais impurezas prejudiquem o sistema e encurtem sua vida útil.

Vale ressaltar, ainda, que o sistema pneumático é capaz de gerar quantidades menores de força e/ou movimento do que o hidráulico. Isso, no entanto, não torna o sistema pneumático pior do que o hidráulico. Pelo contrário. Justamente por gerar níveis menores de pressão, esse tipo de sistema costuma ser feito de material mais leve e delicado, fazendo com que ele seja menor e mais prático, sendo ideal para tarefas como automação, por exemplo – ele é muito utilizado em linhas de montagem para posicionar e retirar objetos no momento correto, por exemplo em um sistema de serragem de madeira, colocando novas tábuas em uma esteira para que elas sejam cortadas.

Fora isso, por ser um sistema que funciona a base de ar, ele é muito mais simples, com o descarte de seu fluído podendo ser feito diretamente na atmosfera, quando necessário, algo que não ocorre com o hidráulico, que precisa ter seu fluído descartado em um recipiente apropriado.

QUAL SISTEMA É MELHOR?

Cada um desses sistemas tem certas particularidades que os tornam únicos, sendo difícil elencar qual é melhor, com o grau de aplicabilidade de cada um deles variando conforme a ocasião. Existem casos nos quais o sistema hidráulico é o mais recomendado e outros no qual o pneumático é a melhor escolha.

09/07/2018