Moldura é o termo utilizado para representar qualquer proteção externa. Molduras foram originalmente utilizadas como ornamentos arquitetônicos em reinos, templos e igrejas. Os materiais inicialmente utilizados foram madeira, mármore e metal. Quando feitos de madeira, a mesma era entalhada a mão e pintada ou coberta de ouro.
Hoje em dia elas são produzidas em série, com maquinário industrializado especialmente dedicado à sua produção. A madeira continua sendo mais utilizada dentre outros materiais, sendo também utilizados os derivados da madeira (MDF, MDP). Mas são utilizados outros materiais como: EPS (Poliestireno Expandido), plásticos, alumínio, gesso e até mesmo de concreto (muito utilizada em fachadas de casa, soleiras de janelas, entre outros.)
A produção de molduras artísticas podemos citar: o corte da árvore (proveniente de reflorestamentos), o beneficiamento, a secagem, a usinagem (adquire a forma da moldura) e posteriormente o acabamento da moldura que pode utilizar diversas máquinas ou matérias primas tais como; O gesso, a pirogravura, a gravação com massa, a pintura, o hot stamping, o lixamento, uma série de processos podem ser aplicados de acordo com o acabamento necessário e o gosto do cliente.